Responsável pela análise, elaboração e acompanhamento de estudos e programas relacionados aos aspectos socioeconômicos da gestão ambiental do Porto do Pecém. Atuará na interface com comunidades locais, órgãos públicos e outras partes interessadas, visando garantir a conformidade legal e promover o desenvolvimento sustentável na área de influência do empreendimento.
Responsabilidades Principais:
- Planejamento de atividades relacionadas a Educação Ambiental com comunidade tradicional pesqueira;
- Desenvolvimento e implementação de programas e projetos de relacionamento com as comunidades, comunicação social e educação ambiental para a comunidade e para os trabalhadores portuários.
- Elaboração de relatórios técnicos, apresentações e outros documentos relacionados aos aspectos socioeconômicos desenvolvidos.
- Participação em reuniões técnicas, audiências públicas e outras formas de interação com stakeholders.
- Acompanhamento e avaliação dos impactos socioeconômicos de projetos e atividades portuárias.
- Atualização de diagnósticos sociais de comunidades costeiras;
- Suporte na elaboração de planos de comunicação e de gestão de conflitos socioambientais.
- Análise de legislação e normas pertinentes aos aspectos socioeconômicos do licenciamento ambiental.
Requisitos Obrigatórios:
- Formação superior completa em área social ou afins, como Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia, Ciência Política), Geografia, Ciências Ambientais entre outros.
- Experiência comprovada e mínima de 3 anos na área de estudos socioeconômicos.
- Carteira de habilitação categoria B definitiva com mais de 2 anos de emissão e disponibilidade para dirigir veículos da empresa.
- Conhecimento da legislação ambiental e dos processos de licenciamento ambiental, especialmente no que se refere aos componentes socioeconômicos.
- Habilidade em coleta e análise de dados qualitativos e quantitativos.
- Domínio do Pacote Office (Word, Excel, PowerPoint).
- Disponibilidade para morar no Pecém ou na Taíba.
Requisitos Desejáveis:
- Pós-graduação ou especialização em áreas relacionadas a meio ambiente, desenvolvimento social, gestão de projetos ou áreas afins.
- Conhecimento de metodologias de participação social e consulta pública.
- Habilidade em elaboração de mapas e utilização de softwares de geoprocessamento (QGIS, ArcGIS).
- Inglês intermediário ou avançado.
Habilidades e Competências:
- Excelente comunicação oral e escrita.
- Habilidade de comunicação, negociação e relacionamento interpessoal.
- Capacidade de análise crítica e resolução de problemas.
- Organização e capacidade de planejamento.
- Trabalho em equipe e colaboração.
- Proatividade e autonomia.
- Ética e responsabilidade socioambiental.