Analista Ambiental - Meio Socioeconômico - ESCRITÓRIO CEARÁ

  • Clt
  • Período integral
  • 60.150-162, Aldeota, Fortaleza/CE, Brasil

Responsável pela análise, elaboração e acompanhamento de estudos e programas relacionados aos aspectos socioeconômicos da gestão ambiental do Porto do Pecém. Atuará na interface com comunidades locais, órgãos públicos e outras partes interessadas, visando garantir a conformidade legal e promover o desenvolvimento sustentável na área de influência do empreendimento.


Responsabilidades Principais:

  • Planejamento de atividades relacionadas a Educação Ambiental com comunidade tradicional pesqueira;
  • Desenvolvimento e implementação de programas e projetos de relacionamento com as comunidades, comunicação social e educação ambiental para a comunidade e para os trabalhadores portuários.
  • Elaboração de relatórios técnicos, apresentações e outros documentos relacionados aos aspectos socioeconômicos desenvolvidos.
  • Participação em reuniões técnicas, audiências públicas e outras formas de interação com stakeholders.
  • Acompanhamento e avaliação dos impactos socioeconômicos de projetos e atividades portuárias.
  • Atualização de diagnósticos sociais de comunidades costeiras;
  • Suporte na elaboração de planos de comunicação e de gestão de conflitos socioambientais.
  • Análise de legislação e normas pertinentes aos aspectos socioeconômicos do licenciamento ambiental.



Requisitos Obrigatórios:

  • Formação superior completa em área social ou afins, como Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia, Ciência Política), Geografia, Ciências Ambientais entre outros.
  • Experiência comprovada e mínima de 3 anos na área de estudos socioeconômicos.
  • Carteira de habilitação categoria B definitiva com mais de 2 anos de emissão e disponibilidade para dirigir veículos da empresa.
  • Conhecimento da legislação ambiental e dos processos de licenciamento ambiental, especialmente no que se refere aos componentes socioeconômicos.
  • Habilidade em coleta e análise de dados qualitativos e quantitativos.
  • Domínio do Pacote Office (Word, Excel, PowerPoint).
  • Disponibilidade para morar no Pecém ou na Taíba.


Requisitos Desejáveis:

  • Pós-graduação ou especialização em áreas relacionadas a meio ambiente, desenvolvimento social, gestão de projetos ou áreas afins.
  • Conhecimento de metodologias de participação social e consulta pública.
  • Habilidade em elaboração de mapas e utilização de softwares de geoprocessamento (QGIS, ArcGIS).
  • Inglês intermediário ou avançado.


Habilidades e Competências:

  • Excelente comunicação oral e escrita.
  • Habilidade de comunicação, negociação e relacionamento interpessoal.
  • Capacidade de análise crítica e resolução de problemas.
  • Organização e capacidade de planejamento.
  • Trabalho em equipe e colaboração.
  • Proatividade e autonomia.
  • Ética e responsabilidade socioambiental.